Associação Mineira de Medicina do Tráfego

Alterações na CNH - Dr. João Pimentel

Aos amigos Diretores da ABRAMET
 
Considerando o atual momento e os acontecimentos envolvendo de modo direto nossa especialidade e por consequência a ABRAMET e após discussões com colegas  de nosso estado, que acreditamos ser comum a  todo o país, pensamos ser  importante este contato, mesmo tendo conhecimento do grande esforço e zêlo que estão sendo empreendidos pela  entidade que nos representa, nesta questão, e também em todas as outras.
 
Que o momento é grave e por isto exige  reflexão e  ação não há dúvidas, deste modo sabemos da importância do apoio e colaboração  de todos que assim o fizerem. Temos acompanhado  a importante e fundamental aproximação da ABRAMET com  órgãos importantes como o Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Focotran, Associação Nacional de Detrans, por consequência será imprescindível a manifestação e apoio destes quanto às manifestações do estado brasileiro quanto a validade da Carteira Nacional de Habilitação, que ora ocorre  sem uma reflexão mínima sobre o assunto.

Outro ponto importante será solicitação da manifestação das sociedades afins à Medicina de Tráfego  (ortopedia, endocrinologia, cardiologia, neurologia e outras mais), podendo serem apresentadas as diretrizes a cada uma destas  especialidades e realizado questionamentos diretos (perguntas simples) a estas, sobre as possíveis consequências em caso de implementação da medida, se haveria, por exemplo, aumento dos riscos para acidentes, se a dirigibilidade poderia ser mais afetada enfim, se a segurança viária não iria ser comprometida.

Será muito importante que as manifestações de cada especialidade sejam apresentadas aos demais órgãos citados acima, demonstrando firmemente que não trata-se somente de preocupação da especialidade afim, mas de todas as  especialidades ligadas ao tema.

Temos a convicção que quanto ao acesso às especialidades não haverá dificuldades.

Esperamos poder contribuir. O momento é desconfortável, deste modo estas podem ser, acrescidas a outras, algumas linhas de ação.
Abraço saudoso  a todos os amigos.
 
Dr. João Luis Pimentel / Vice Presidente AMMETRA


 

Resposta do presidente da ABRAMET, Dr. Juarez Molinari:
 
 
Caro amigo, valoroso colega e grande líder Dr. João Luís Pimentel. Vice-Presidente da AMMETRA/FEDERADA ABRAMET MG


Acabo de receber este seu e-mail, o qual muito nos estimula e encoraja para seguirmos na batalha visando que as últimas noticias, consequentes de ideias de pessoas do Governo Federal, referentes ás possíveis mudanças na CNH que teriam consequências na nossa especialidade Medicina de Trafego.

Como o ilustre colega é conhecedor, a ABRAMET junto com as suas Federadas, e aqui destaco a AMMETRA, nas pessoas do amigo e do nosso ilustre colega e dinâmico Presidente Dr. Arilson de Souza Carvalho Junior, tem trabalhado desde 28 de dezembro de 2018 sobre esta situação, procurando com que nosso posicionamento chegue às esferas federais ligadas ao trânsito nacional.

Estamos tentando conseguir audiência com diversos Ministros de Estado, Senadores, Deputados Federais e buscando uma audiência especial com o Senhor Presidente da República.

O nosso mestre Dr. Flávio Emir Adura, elaborou um documento técnico onde consta a importância do Exame de Aptidão Física e Mental. Já estamos contando com o apoio do CFM, AMB e da ABRAPSIT.

O próprio FOCOTRAN, através do Presidente Horácio Mello e Cunha Santos, está nos apoiando e já estamos buscando apoio da AND.

Lamentavelmente, trata-se de um trabalho intenso e um pouco lento, pois no momento há outras discussões em Brasília que nos dificulta conseguiras audiências almejadas, mas não vamos esmorecer. Suas sugestões são ótimas.
 
Abraço saudoso e fraterno
Juarez Molinari
 

AMMETRA 2018 - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-183 - Belo Horizonte/MG