Associação Mineira de Medicina do Tráfego

Carta Aberta

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Nos últimos dias estamos assistindo a diversas discussões sobre o trânsito, porém para nossa surpresa estamos discutindo retrocessos em um trânsito que a cada dia mata e sequela mais.
 
É notório o interesse político e midiático dessa medida, priorizando determinada classe de condutores(caminhoneiros e infratores)em detrimento de outros milhões de brasileiros que diariamente estão envolvidos no trânsito.
 
Se a ideia é prestigiar os caminhoneiros,que se faça através da redução do preço do diesel, melhor remuneração do frete, redução das jornadas de trabalho e melhoria das condições de descanso.
 
Aumentar o número de pontos e prazo de validade da CNH, fim do exame toxicológico,reduzir radares, retirar penalidade pelo não uso de dispositivos de retenção para o transporte de crianças :
É CRIME!
 
Somos favoráveis à pautas construtivas, amparadas na ciência e série histórica para nortearem qualquer modificação nas Leis de Trânsito.
 
Todas essas modificações propostas não possuem nenhum embasamento científico e vão na contramão dos maiores estudos mundiais sobre o trânsito, que no Brasil mata quase 40mil e sequela outras 350mil pessoas por ano.
 
Em 05 meses de governo BOLSONARO, assistimos a um retrocesso sem precedentes para o trânsito, e a vítima poderá ser você ou alguém de sua família.
Estão desconsiderando os quase 40 anos de valiosas contribuições da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego-ABRAMET em prol do trânsito seguro
(Lei da Cadeirinha,Lei Seca, dentre outras)
 
O prazo de validade da CNH foi determinado após inúmeros estudos e discussões com Especialistas de varias outras áreas médicas(Cardiologistas,Neurologistas,
Oftalmologistas,Ortopedistas,Psiquiatras e Endocrinologistas)
Considerando que as condições de saúde dos motoristas podem piorar em intervalos menores que 5 anos, imagina só em 10 anos como se propõe sem nenhum critério e diferenciação entre os motoristas.
 
O Perito de Tráfego é o único profissional qualificado para a avaliação dos condutores e candidatos a condutores de veículos automotores.
Qualquer profissional médico pode fazer esse exame, desde que possua o pré requisito para tal: Título de Especialista em Medicina de Tráfego emitido pela Associação Médica Brasileira-AMB, como se exige para as outras 55 especialidades médicas.
 
O SUS e Rede Privada não possuem condições e nem estrutura para realizar esse exame pericial com a imparcialidade e conhecimento devidos.
Não existe monopólio, pois o processo de credenciamento de clínicas junto ao Detran é de livre concorrência entre profissionais(médicos e psicólogos) Especialistas em Medicina de Tráfego.
 
Não podemos concordar com esse projeto de Lei, temos que sensibilizar a mídia,deputados e senadores para que esse retrocesso não seja aprovado.
 
Por mais tentadora que possa ser a ampliação do prazo de validade da CNH, temos que manter a serenidade e continuarmos pautados pelos grandes estudos mundiais que sempre foram os alicerces de todas as intervenções no trânsito.
 
Associação Mineira de Medicina de Tráfego-AMMETRA

AMMETRA 2018 - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-183 - Belo Horizonte/MG