Associação Mineira de Medicina do Tráfego

Nota à Imprensa

Nota à Imprensa 
 
Desde a publicação pelo Governo Federal do Projeto de Lei que traz importantes modificações no Trânsito, estamos assistindo e ouvindo pronunciamentos e opiniões ainda superficiais sobre o tema.
 
Medicina de Tráfego é uma Especialidade Médica regularmente inscrita e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina-CFM e Associação Médica Brasileira-AMB.
 
Cabe exclusivamente a esse profissional Médico Perito a avaliação médica dos condutores e candidatos a condutores através do Exame de Aptidão Física e Mental elaborado cientificamente pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego-ABRAMET, que há quase 40 anos promove importantes contribuições(Lei das Cadeirinhas,Lei Seca, dentre outras.)
 
Portanto não há monopólio para exercício de atividade, visto que após a conclusão da Graduação em Medicina, esse profissional opta por exercer essa Especialidade, nos mesmos moldes para tantas outras Especialidades existentes.
 
O DETRAN é o órgão Executivo de Trânsito dos Estados que possui o papel de planejar, coordenar, executar e controlar tudo o que estiver relacionado à habilitação de motoristas, como documentação e serviços referentes a veículos.
 
O Credenciamento de Clínicas Médicas e Psicológicas é um processo aberto, de livre concorrência, porém restrito aos profissionais(Médicos e Psicólogos) Especialistas em Trânsito e Titulados, portanto há um grande equívoco quando se qualifica esse processo como um “monopólio”.
 
A ABRAMET e AMMETRA, assim como as demais Federadas do país,estão à disposição para elucidar e prestar esclarecimentos sobre todos os assuntos inerentes ao Trânsito, pois afinal nosso compromisso é exclusivamente com a preservação da vida de todos os milhões de brasileiros que diariamente estão envolvidos no Trânsito.
 
Belo Horizonte 07 de Junho de 2019
 
Associação Mineira de Medicina de Tráfego - AMMETRA

AMMETRA 2018 - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP 30130-183 - Belo Horizonte/MG